jump to navigation

“TI Verde”

TI Verde

Você certamente ja deve ter escutado esse termo: “TI Verde”, mas nunca se interessou? Então fique muito atento a reportagem, isso pode depender do seu futuro.

6 milhões, parece muito? Pois bem, esse foi o número de desktops vendidos no ano passado no Brasil. Imaginem esse montante todo de sucata daqui 10 ou quem sabe 5 anos, a poluição que isso pode causar no meio ambiente é tremenda, indescritível.

O conceito de TI Verde foi criado para incentivar fabricantes, pequenas, médias e grandes empresas a mudarem seus hábitos de fabricação, venda e distribuição de seus produtos, sejam eles de pequenos pen drives à grandes data centers. Mas não basta apenas a concientização na hora de fabricar e distribuir, na hora de descartar tais materiais, a concientização tem que ser ainda maior para não afetarmos o planeta.

Alguns impactos no ambiente ja podem ser vistos com materiais da década de noventa. Muitos monitores, mouses, teclados, gabinetes, entre outros, dividirão espaço com pen drives, hd externos, mp3 players, monitores lcd no futuro caso não tomemos hoje grandes providências.

Green IT

Os materias usados pela TI são compostos basicamente por substâncias de metais pesados, em geral, tóxicas e que são difíceis de se degradar na natureza, ou seja, levam grande tempo pra isso. Além da poluição do solo e de lençóis freáticos, o ar também é poluído com diversos gases que são emitidos durante o processo de fabricação e distribuição, esses gases afetam em grande parte a camada de ozônio (aquela que nos protege dos raios UV).

A ONU, é uma das entidades que tem debatido bastante a questão do lixo eletrônico. A organização lançou, no início de março, o StEP (www.step-initiative.org), projeto que une entidades como o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), a Academia Chinesa de Ciências e empresas privadas de TI, como Dell, Microsoft, Phillips e Cisco, com objetivo de encontrar novas formas para diminuir a quantidade de e-waste e tratá-lo melhor. Peraí, e-waste? O que será isso? O prefixo “E” determine qualquer coisa relacionada a Tecnologia, informática, o “Waste” é um termo em inglês para lixo, ou seja, “Lixo Tecnológico”.

Planet IT

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: