jump to navigation

“Redes Wi-Fi”

Wi-Fi

Muito bem, já estamos no século XXI, uma nova era de tecnologias surgiu e a maioria delas criou um novo conceito em transmissão de dados, a transmissão de dados sem o uso de um cabo ou meio físico, ou como é mais conhecida, transmissão sem fio.

O pioneirismo chegou aos computadores, que necessitavam de uma rede entre máquinas que estivessem distantes ou que não pudessem ser ligadas através de cabos, é ai que surge a rede de computadores sem-fio.

Wireless Fidelity, é o termo mais correto para se determinar quando uma rede é sem fio, porém só usamos Wireless e ainda tem mais, muito usam o termo Wi-Fi que na verdade é uma patente da empresa Wi-Fi Alliance, e que não reconhece que o termo é ligado ao nome original.

As tecnologias sem fio se espalharam rapidamente com a popularização dos notebooks, é difícil você não encontrar pelo menos uma residência de padrão médio-alto que não tenha um roteador sem fio, mas o que são roteadores?. Os roteadores foram criados para interligar máquinas, independentemente de sistema operacional, numa montagem de uma rede de computadores, muito comum em empresas que rodam softwares de gerenciamento e disponibilizam que todas a máquinas estejam interligadas para controle de entoque, pedidos, entre outos; com o tempo os roteadores foram evoluindo e passaram a ter a tecnologia de transmissão sem fio, lembrando que o roteador permite que as máquinas na rede possam se comunicar, coisa que dispositivos anteriores como o hub e o switch não permitiam.

 

NoteBook HP

NoteBook HP

 

Mas a tecnologia sem fio vem tomando conta de diversos outros setores, e que estão se desenvolvendo tão rapidamente que logo estarão também na sua casa. Vejamos o exemplo da energia elétrica sem fio, muita gente ainda desconhece dessa tecnologia, mas ja esta em fase de teses quase finais, onde um gerador principal fornece energia para os demais pequenos geradores instalados nos aparelhos, fora que utensílios de cozinha serão ligados por dispositivos embaixo da mesa que apenas farão contato sobre ela.

E se não bastasse, o Wireless chegou nos aparelhos de video-game, como é o caso dos aparelhos da Nintendo, o Wii e o DS Lite, são modelos que se conectam ao roteador e que permitem ao usuário jogar online caso esteja conectado a internet. O Nintendo Wii se não bastesse se conectar ao roteador, utilizado wireless no seu gerenciamento, ou seja, o uso do controle e acessórios para jogar é totalmente sem fio, dando ao jogador mais interatividade e atividade dependendo do jogo.

 

Nintendo Wii

Nintendo Wii

 

Nintendo DS Lite

Nintendo DS Lite

 

 

Onde Surgiu

A rede Wireless surgiu basicamente com a criação do protocolo 802.11 pelo IEEE (Institute of Electrical and Eletronics Engenieers) em 1997, mas com o tempo esse padrão ganhou diversas atualizações para transmissão mais ágil de dados, o 802.11 processava apenas 2MBps numa conexão, ja estamos com o padrão 802.11g que suporta até 54MBps numa conexão.

Como ter uma rede

Para montar uma rede em sua casa você precisa de três coisas:

1º Conexão com a internet (caso queira internet na rede);

2º Roteador SEM FIO (modelo mais usado é o D-Link);

3º Máquinas sem fio (caso queria conectar uma máquina com fio na rede verifique a modelo do roteador);

Custo

O custo varia muito de lugar, modelo e marca, mas em média o roteador sem fio sai por R$ 150,00.

 

Roteador D-Link DI-524

Roteador D-Link DI-524

 

Caso haja perguntas e sugestões, deixe um comentário…

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: