jump to navigation

“Internet”

Bem Vindo a Rede Mundial de Computadores.

internet

A história da internet é meio confusa, os primeiros indícios vieram dos militares norte-americanos, que desenvolveram a ARPANET, para comunicação entre bases militares durante o período de Guerra Fria, porém a ARPANET deu o primeiro passo para que americanos e russos pudessem criar a World Wide Web, ou como é mais conhecido WWW.

A World Wibe Web foi desenvolvida pra que se tivesse uma melhor organização das páginas e destinos dentro da Internet. Dentro do CERN (Organização Européia para Pesquisa Nuclear) o responsável-mor do projeto WWW, Tim Berners-Lee é considerado o “pai” da Internet.

 

Tim Berners-Lee

Tim Berners-Lee

 

Devemos porém deixar bem claro que a Internet é uma rede cheia de teias, ja a WWW é apenas uma dessas teias, ou seja, são coisas bem diferentes.

Muitos acham que a internet se baseia basicamente no Internet Explorer e se enganam feio, aliás muito feio. O Internet Explorer é apenas um meio de acesso a internet, ou seja, um navegador ou browser (termo em inglês). O IE foi desenvolvido pela Microsoft, com data de lançamento em 23 de Agosto de 1995 junto ao seu primcipal SO na época, o Windows 95.

 

IE Logo

IE Logo

 

Muitos outros navegadores (browsers) fazem concorrência ao IE, entre eles temos o novo Google Chrome da Google Corp., o Mozilla Firefox, Opera, entre outros. Todos esses navegadores sobrevivem hoje num mundo cheio de pessoas e agentes maliciosos que tentam todo dia quebrar a segurança de cada um deles, e claro, com um único objetivo: afetar o usuário, deixando suas informações vulneráveis.

 

Google Chrome

Google Chrome

 

Firefox Logo

Firefox Logo

 

 

A Internet com certeza facilitou muito a vida de muita gente, hoje não é mais necessário esperar dias, meses ou anos para que alguma notícia chega ao outro lado do mundo, apenas mandamos um e-mail.

A rede e todos os seus usuários são conectados a ela através do Protocolo de Internet ou simplesmente IP (Internet Protocol). O IP é o código de identificação de qualquer agente na rede, por exemplo: sua conexão ou o serviço que você contratou para te servir acesso a rede, te nomeia através de um endereço, algo que te identifique na Internet; um site ou página na internet também possui um endereço de IP que o identifica, muitas vezes digitamos apenas o nome do site, mas a através de seu IP também é possível acessá-lo. O Endereço de IP mais conhecido é 192.168.0.1, geralmente usado na montagem de redes internas, entre máquinas locais.

Esse ano a rede mundial de computadores ou como é mais conhecida WWW, completou 20 anos e por uma questão de coincidência seu criador, o russo Tim Berners-Lee caiu num golpe quando foi comprar alguns itens.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: