jump to navigation

IBM e seus 20 PETAFLOPS… 03/03/2009

Posted by Glauco Pollo in Tecnologia.
trackback

IBM LOGO

A gigantesca e pioneira empresa em tecnologia mundial IBM, anunciou que irá construir um supercomputador com capacidade de processamento de 20 petaflops, que faz parte do projeto Blue Gene, codinome Sequóia. Para se ter uma ideia do que siginifia esse processamento, vamos observar o supercomputador mais rápido atualmente, ele possui 1,02 petaflops, ou seja, 1,02 QUADRILHÃO de cálculos por segundo e foi construído pela Roadrunner.

O Sequóia tem previsão de término para 2011 e sua instalação será feita no início de 2012, basicamente terá a função de analizar cálculos que envolvem o desenvolvimento de armas nucleares norte-americanas (que surpresa!!). Ele possuirá básicos 100.000 processadores PowerPC, desenvolvidos com tecnologia de 45 nanômetros e 16 núcleos por chip de processamento. Também terá 1,6 PETABYTES de memória RAM, ocupando um montande de 96 hacks de armazenamento Blue Gene, uma média de 300 metros quadrados de espaço será usado.

Quem sabe daqui uns 50 anos não teremos um desses em casa? Sonhar é bom, aliás falando em sonho, os maiores sonhos em tecnologia desse ano estão em exposição na CEBIT 2009, a maior feira de Tecnologia, Telecomunicações, Marketing do mundo, que teve na abertura a presença do governador Arnold Schwarzenegger, homenagado por imortalizar o “Exterminador do Futuro”, levando o apoio do estado da Califórnia ao evento.

 

 

Servidores com Tecnologia Blue Gene - IBM

Servidores com Tecnologia Blue Gene - IBM

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: